O traçado alemão do Nurburgring é, cada vez mais, uma prova de fogo para todos os fabricantes de automóveis. E prova disso é o facto de que sempre que é apresentado um novo modelo, as probabilidades de no seu período de desenvolvimento ter passado por este circuito são muito elevadas.
Tudo isto fez com que se criasse uma espécie de mito em torno desta pista que só acaba quando os modelos de bandeira das várias marcas alcançam os tão desejados tempos. Uns dão recordes, outros nem por isso. Mas uma coisa é certa. Quase todos os novos modelos têm direito a uma (ou várias) tentativa para entrar na tabela de honra do "Green Hell", ou Inferno Verde, como é conhecido.
Mas vamos por partes. Primeiro importa perceber como tudo isto nasceu. O The Ring, localizado na localidade de Nurburg, nasceu no início dos anos 20 como um circuito citadino, com as ruas a serem encerradas durante as corridas. Mas rapidamente se percebeu o potencial daquelas estradas e não demorou muito até que fosse criado a primeira configuração permanente deste traçado. Foi nesta altura (1927) que surgiu o circuito de 28.265 km, conhecido como "Gesamtstrecke".
Tudo isto levanta questões em torno deste circuito e faz-nos pensar se continuará a ser uma "paragem" obrigatória para todos os fabricantes. Ninguém poderá responder a essa questão, só o tempo o dirá, mas a verdade é que por enquanto é lá que todos querem ir e é lá que todos querem fazer "boa figura".
Como tal, reunimos os 10 tempos mais rápidos para automóveis de produção, bem como os nomes atrás do volante e a data em que foram conseguidos.
Carro |
Tempo |
Piloto |
Data |
Porsche 911 GT2 RS |
6:47.25 |
Lars Kern |
20 Setembro 2017 |
Lamborghini Huracán LP 640-4 Performante |
6:52.01 |
Marco Mapelli |
5 Outubro 2016 |
Porsche 918 Spyder |
6:55 |
Marc Lieb |
4 Setembro 2013 |
Porsche 911 GT3 RS Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce |
6:56.4 6:59.73 |
Kévin Estre Marco Mapelli |
16 Abril 2018 18 Maio 2015 |
Dodge Viper ACR |
7:01.3 |
Lance David Arnold |
1 Setembro 2017 |
Nissan GT-R Nismo |
7:08.679 |
Michael Krumm |
30 Setembro 2013 |
Mercedes-AMG GT R |
7:10.92 |
Christian Gebhardt |
Dezembro 2016 |
Gumpert Apollo Sport |
7:11.57 |
Florian Gruber |
13 Agosto 2009 |
Dodge Viper ACR |
7:12.13 |
Dominik Farnbacher |
14 Setembro 2011 |
Tal como referimos acima, o "rei" do Nurburgring é o novíssimo
No terceiro posto está mais um Porsche, desta vez o 918 Spyder, que durante três anos foi o mais rápido da pista, com um tempo de 6 minutos e 55 segundos. Logo atrás aparece o novo Porsche 911 GT3 RS, que acaba de entrar para esta lista com um tempo de 6 minutos e 56,4 segundos.
Não deixa de ser curioso que nas quatro primeiras posições apareçam três Porsches, sendo que a marca de Estugarda é mesmo a que mais modelos inscreve neste top 10, três: 911 GT2 RS, 918 Spyder e 911 GT3 RS.